El Cuchuflí

23 de Fevereiro de 2012

Uma massa finíssima, crocante, dourada, com um leve perfume de baunilha que, quando mordida, faz aquele “crec” delicioso! Não, não estou falando dos nossos tradicionais bijus, mas sim dos cuchuflís, que são basicamente a mesma coisa, só que recheados com doce de leite!

Esse tubinho é um dos doces mais tradicionais chilenos, sendo comercializados nas ruas e docerias da capital, Santiago. Se originou do tradicional wafer americano mas por sua fragilidade, acabou ganhando esse recheio de leite caramelado super cremoso.

Pelas ruas, além de se deliciar com os cuchuflís, o mais legal é ver ele sendo preparado, na hora, quantinho e crocante! Basicamente formado de farinha de trigo, ovos, açúcar, manteiga e baunilha, se faz uma massa bem rala e é despejado em uma espécie de panquequeira, onde se douram os dois lados e depois é dado o formato cilíndrico até esfriar. Depois é recheado da mesma forma que nossos churros, com um tubo penetrando o interior dele e o enchendo de dulce de leche.

Além do tradicional, ele também é encontrado banhado em chocolate branco, chocolate meio amargo ou servindo de decoração para tortas! São precisos cerca de 90 unidades para uma torta, onde são colocadas em toda a lateral e finalizadas com uma fita de cetim.

Infelizmente no Brasil não encontramos nenhum lugar que seja vendido os famosos cuchuflís santiagüinos, mas para quem for fazer uma visita ao Chile, não deixe de conferir e experimentar! É uma delícia!!

Tags: Cuchuflí

Os comentários estão desativados.