Flor de sal: os cristais queridinhos da gastronomia

15 de fevereiro de 2012

Quando se fala em flor de sal, a primeira coisa que vem à cabeça é o formato realmente de uma flor. Esqueça!A flor de sal na verdade é uma fina camada de cristais que se forma no topo das salinas. A coleta tem que ser diária e realizada no verão, pois as condições são mais propícias para a cristalização do sal e evaporação da água. São necessários cerca de 80 quilos de sal marinho para se obter um quilo de flor de sal.

As salinas mais famosas estão na França, nas regiões de Guérande, Noirmoutier, Camargue e Algarve. A mais famosa e difundida é a de Guérande, pela sua excelência.

A flor de sal é fonte natural de zinco, magnésio, potássio, cobre e magnésio. Para não perder nenhuma dessas propriedades, os cristais tem que ser embalados logo após a coleta. Por ser 100% natural e sem nenhum tipo de adição de substâncias artificiais ou processos químicos, acabou virando o queridinho dos grandes chefs.

E uma moda que começou há algum tempo, é utilizar a flor de sal na confeitaria! O sal, além de realçar o sabor de alguns alimentos, acaba deixando as preparações menos doces. Pode ser estranho à primeira vista, mas quem já provou um doce levemente salgado, sabe da sensação incrível que ele deixa.

Abaixo vou postar uma receita de Caramelo de Baunilha com Fleur de Sel de Guérande, perfeito para acompanhar torradinhas, grissinis, ou para comer de colher!

Ingredientes:

– 250g de açúcar refinado

– 250g de creme de leite fresco

– 50g de chocolate ao leite Valrhona Jivara

– 1 fava de Vanilla Bourbon

– 20g de Fleur de Sel de Guérande

Modo de Preparo:

– Em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar refinado e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ele derreter totalmente e adquirir uma cor de caramelo claro;

– Adicione o creme de leite fresco e a fava de baunilha aberta, e continue mexendo até que todo o caramelo derreta;

– Fora do fogo, adicione o chocolate ao leite e a flor de sal e mexa bem para que eles se dissolvam;

– Deixe gelar e coloque em um pote hermeticamente fechado, conservando em geladeira por até 2 semanas.

*Antes de servir, tire da geladeira e sirva em temperatura ambiente (mais cremoso), ou aquecido.

2 respostas para “Flor de sal: os cristais queridinhos da gastronomia”

  1. Olá!
    Gostei muito dos benefícios.
    Proporcionam economia, praticidade e melhor qualidade de vida.

  2. Obrigado por todo esse conhecimento, adorei suas dicas…